quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Controle de Estabilidade


 A obrigatoriedade do controle de estabilidade (ESC) para veículos vendidos no Brasil será decidida até dezembro, de acordo com informações cedidas pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). O sistema, que auxilia na correção da trajetória do carro em casos de manobras de emergência, é considerado por especialistas como a maior inovação em segurança automotiva depois do cinto de segurança.
A obrigatoriedade do ESC poderá ser decidida já na próxima reunião do Contran, no dia 17 de novembro. Caso algum dos ministérios integrantes do conselho faça observações, a resolução será adiada para dezembro. Os ministérios do Contran são: Ciência e Tecnologia, Educação, Defesa, Meio Ambiente, Transportes, Cidades, Saúde, Justiça e Desenvolvimento, Indústria Comercio Exterior.
Prazos de adequação
O principal assunto a ser debatido na reunião é o tempo necessário para que a indústria atenda à obrigatoriedade do ESC. Caso um veículo seja equipado com freios ABS e direção elétrica, por exemplo, a facilidade de instalação do dispositivo é maior. Vale lembrar que ABS e airbag duplo já são itens obrigatórios para modelos vendidos no Brasil desde 2014.
"Nossa primeira proposta de prazo foi de três anos. Essa proposta foi para a Câmara Temática e a AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) sugeriu cinco anos para novos projetos e sete anos para os projetos de carros que já estão homologados atualmente", afirmou Lopes.
A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), que representa as montadoras, teria concordado com o prazo sugerido pela AEA. Contatada, a associação confirmou que esse é o período com que concorda de fato.
De acordo com especialistas da Bosch a engenharia para adaptação dos projetos pode ser realizada em um prazo mais curto. "É um trabalho de desenvolvimento que precisa ser feito e que a gente estima que dure de um ano a um ano e meio com as montadoras. A dificuldade de implementar o ESC pode variar. Se existe determinado veículo que na Europa tem ESC e aqui não tem, a implementação se torna mais simples, por exemplo". A Bosch produz controles de estabilidade no Brasil desde 2014 em sua fábrica em Campinas (São Paulo).
A Anfavea discorda da estimativa. "Todos os nossos veículos já têm ABS, mas nós não compartilhamos dessa simplicidade que foi relatada. Há todo um trabalho de engenharia e de rebalanceamento da parte elétrica e de freios. O que é simples para quem está longe da nossa engenharia não é verdade dentro da nossa responsabilidade com o consumidor final", disse Luiz Moan, presidente da associação de fabricantes.

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