sábado, 14 de novembro de 2015

Recall no documento do carro.

PREVISTO PARA 2011, SISTEMA QUE REGISTRA RECALL NO DOCUMENTO DO CARRO É ADIADO PARA 2016

Depois de mais de quatro anos de atraso, Denatran não tem data para tirar do papel sistema que incentiva o reparo de defeitos.

Atrasado há mais de quatro anos, o sistema que permitirá registrar se um carro tem algum defeito de fabricação e foi alvo de recall não entrará em vigor antes do ano que vem. A informação foi confirmada pelos responsáveis pelo projeto no Denatran. A nova data prevista, porém, ainda não foi definida.
Em 17 de dezembro de 2010, a Secretaria de Direito Econômico, do Ministério da Justiça, assinou, em parceria com o Denatran, do Ministério das Cidades, a Portaria Conjunta nº 69, que previa o registro de todos os recalls no Renavam dos carros. O Sistema de Registro de Avisos de Risco, como foi batizado, seria desenvolvido, implementado e administrado pelo Denatran, a partir de informações enviadas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, e pelas próprias montadoras e fornecedoras.
Assim, todos os motoristas poderiam conferir se um carro foi convocado para recall ou não e confirmar se o reparo já foi feito. Além de ser mais uma ferramenta de comunicação sobre o risco que aquele carro representa, o sistema permitiria ao comprador de um veículo usado saber se o dono anterior fez o reparo. Hoje em dia, no entanto, o Sistema de Registro de Avisos de Risco não existe.
Em resposta, o Denatran informou que “o sistema necessário, que é altamente complexo e exige elevado grau de segurança, está em desenvolvimento e a previsão é concluí-lo no próximo ano”. Desde a publicação da portaria original, o órgão não publicou qualquer tipo de adiamento. O Denatran explica que “adotou uma série de medidas em conjunto com as montadoras e o número de recalls já apresenta um crescimento significativo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário