Trato entre países vale a partir de 1º de janeiro do ano que vem.
No acordo anterior, havia cotas de exportação de 10.056 unidades por ano.
No acordo anterior, havia cotas de exportação de 10.056 unidades por ano.
Brasil e Uruguai assinaram, nesta quarta-feira (9) um acordo de livre comércio para o setor automotivo. O trato entra em vigor em 1º de janeiro de 2016, e vale para carros, ônibus, caminhões, máquinas agrícolas, autopeças, chassis e pneus. O anúncio foi feito pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Os dois países já possuíam um acordo comercial, renovado em agosto, porém, com uma cota de exportação de 10.056 automóveis e comerciais leves feitos no Brasil com isenção de alíquotas e de US$ 99,6 milhões para autopeças, também produzidos em solo nacional.
Como é o acordo
Para que veículos e autopeças tenham a isenção de alíquotas, é preciso que produtos feitos no Brasil tenham, pelo menos, 55% de índice de contéudo regional. Já para os uruguaios, a porcentagem é de 50%.
Segundo o MDIC, em 2014, foram exportados 14.229 veículos do Brasil para o Uruguai. Entre janeiro e novembro deste ano, o número é de 12.512 unidades.
"O acordo traz coisas muito positivas para o Brasil. Tínhamos exportação restrita, e agora, o volume irá aumentar", afirmou Luiz Moan, presidente da Anfavea.
Para que veículos e autopeças tenham a isenção de alíquotas, é preciso que produtos feitos no Brasil tenham, pelo menos, 55% de índice de contéudo regional. Já para os uruguaios, a porcentagem é de 50%.
Segundo o MDIC, em 2014, foram exportados 14.229 veículos do Brasil para o Uruguai. Entre janeiro e novembro deste ano, o número é de 12.512 unidades.
"O acordo traz coisas muito positivas para o Brasil. Tínhamos exportação restrita, e agora, o volume irá aumentar", afirmou Luiz Moan, presidente da Anfavea.
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