quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

O que levar em consideração na hora de comprar um carro?

Se essa dúvida já é difícil de resolver em tempos normais, imagine agora em meio a uma crise econômica, quando os brasileiros estão inseguros e procurando não só o melhor produto, mas também o que lhe cai melhor no bolso. Em um ano, de 2014 para 2015, as vendas de carros novos caíram 10% e o financiamento de veículos teve retração de 5%. Com a crise, os consumidores estão mais exigente e conscientes e estão procurando, pesquisando e pechinchando mais.

E na hora de comprar um veículo não é diferente, as dúvidas surgem e se não forem sanadas, nada de negócio fechado. Então o que levar em conta nessa hora, conforto, preço, prazo, beleza…? Para te ajudar a fazer a escolha certa de acordo com sua condição financeira.

Se formos considerar o cenário atual da economia, a compra de um seminovo sempre será a melhor opção pois “ao optar por um usado, se economiza alguns encargos de esfera estadual e municipal, como IPVA, emplacamento, Taxa de Licenciamento e Seguro Obrigatório. Mas por outro lado, se o consumidor tiver condições de comprar um novo ele acaba gozando de benefícios como, taxa de financiamento um pouco mais barata e juros subsidiados pelas montadoras. Entretanto, em qualquer uma das opções, o consumidor tem que ficar de olho nas condições de financiamento, já que hoje, 80% dos veículos são adquiridos nessa modalidade.  

O novo é sem dúvida a melhor opção. “Apesar do efeito manada acontecer fortemente nos seminovos, consideramos o melhor momento já visto para adquirir veículos novos, simplesmente por considerarmos a lei da ‘oferta e procura’ . Como o número de clientes querendo adquirir um carro 0km caiu no último ano, as montadoras estão fazendo de tudo para assediá-los e oferecendo condições imperdíveis”. 

Seminovo
Para quem está procurando um veículo seminovo, alguns elementos do carro devem ser observados com cuidado. Recomenda levar o veículo em um lanterneiro de confiança para conferir se há retoques pequenos, que são normais, ou batidas fortes; verificar o manual de revisões e se atentar aos prazos para se certificar se o veículo ainda está ou não na garantia de fábrica; olhar os pneus e ver se existe desgaste prematuro  e se estepe já rodou. Além disso, recomenda-se andar com o carro em rua de calçamento e verificar se existe barulho na suspensão, ligar o ar condicionado e verificar se ele funciona com o sol quente e se o parabrisa não possui trincas, lembrando que se a trinca for superior a 5 cm ele deve ser trocado. 

Outra dica importante é procurar um empresa com credibilidade no mercado. “Além de oferecer um veículo de qualidade para os consumidores, uma empresa séria oferecerá também segurança nos quesitos, como procedência de funilaria, quilometragem, documentação, e garantias legais do veículo”. Para os mais desconfiados é sugerido que leve o veículo em um mecânico de confiança para serem avaliados a qualidade de funilaria, quilometragem, manual de  bordo e livrete de revisões, estrutura de tapeçaria interna do veículo, motor e câmbio.
Resumindo as dicas de nossos especialistas temos vantagens e desvantagens tanto para veículos novos como para os seminovos. Confira!

Seminovo

Vantagens
Isenção de tributos estaduais e federais 
Prazos menores em financiamento
Valor 20% a menos do veículo 0KM.
Possibilidade de garantia (a média é de 3 anos) 
Acessórios inclusos (em alguns casos)

Desvantagens:
 Avarias (danos na lataria) 
Quilometragem não original 
falta de procedência
Taxa de juros para financiamento mais alta (para carros com mais de 2 anos)
Sem taxas especiais de montadoras
Necessidade de revisão

Novo

Vantagens
Garantia de fábrica
Taxas subsidiadas diferenciadas.
Juros mais baixos
Manutenção só preventiva das revisões programadas
Preço do seguro mais baixo
Quilometragem original e sem avarias

Desvantagens
Desvalorização no primeiros anos de uso.
Paga se pelos acessórios e opcionais a serem instalados
Tributos no primeiro ano: IPVA, emplacamento, Taxa de Licenciamento e Seguro Obrigatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário